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Tipos de redes sociais

Você sabe quais são os diferentes tipos de redes sociais?

Tempo de leitura: 6 minutos

As redes sociais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, e a quantidade de usuários e formas de uso para elas só têm aumentado com o passar do tempo. Apesar de parecerem plataformas simples, as redes sociais apresentam muitas diferenças entre si.

Se você quer saber quais são os diferentes tipos de redes sociais que existem e quais as vantagens que elas podem oferecer para a sua empresa, continue lendo esse artigo! Nós vamos te explicar quais são as 4 categorias de redes sociais, como ganhar dinheiro com elas e apresentar exemplos de plataformas que são um sucesso!

Quais os tipos de Redes Sociais?

Existem 4 grandes categorias de redes sociais. Confira quais são os tipos de redes sociais:

  • Redes sociais de Relacionamento

O objetivo principal das redes de relacionamento é a conexão de pessoas. Além disso, também é característico das redes de relacionamento a produção e o compartilhamento de conteúdo.

Como exemplos para esse tipo de rede social podemos citar o Facebook e o Instagram.

  • Redes sociais de Entretenimento

Nesse tipo de rede social o objetivo principal é o consumo de conteúdo. O Youtube é o exemplo mais representativo desse tipo de rede.

  • Redes sociais de Profissionais

Os usuários das redes sociais profissionais tem o propósito final de aumentar seu networking, divulgar suas conquistas profissionais e expor seu currículo. O Linkedin é um exemplo icônico de rede social profissional, sendo possível que os seus usuários visualizem vagas em aberto, participem de grupos de discussão profissional, conheçam e contatem empresas.

  • Redes sociais de Nicho

As redes sociais de nicho são voltadas para públicos muito específicos e segmentados, unindo pessoas com interesses em comum. Como exemplo dessas redes podemos citar o Skoon, que reúne leitores, ou o DeviantArt, aonde artistas visuais expõem seus trabalhos.

Como ganhar dinheiro com as redes sociais?

Como citaremos mais adiante, as redes sociais permitem a divulgação de seus produtos e  serviços, garantindo o alcance rápido e preciso de um público muito grande. Além disso, diversas redes possuem ferramentas de patrocínio que permitem que você crie anúncios de forma paga para atingir seu público-alvo.

Através desse alcance você pode prospectar novos clientes com muito mais facilidade, impactando-os com anúncios relevantes que ofereçam seus produtos e serviços e gerando mais tráfego para o seu site.

Além disso, a presença de uma marca nas redes sociais automaticamente a aproxima de seu público, sendo assim, é muito mais fácil prestar assistência aos seus clientes, interagir com ele e montar estratégias de fidelização, garantindo que seus clientes continuem sendo seus clientes!

Quais as maiores redes sociais?

Atualmente existe uma enorme quantidade de redes sociais e esse número só tende a crescer cada vez mais com o passar dos anos! Para que você possa se familiarizar um pouco mais com as funcionalidades das mídias digitais, fizemos uma lista com algumas das maiores redes sociais, explicando um pouco mais sobre os benefícios de estar presente em cada uma delas.

Facebook:

essa rede social é o ambiente ideal para interagir com o seu público, fideliza-lo e prospectar potenciais clientes para aumentar suas vendas. Por conta de sua gigante base de usuários, o Facebook garante mais visibilidade para as empresas que o utilizam, facilitando o alcance de novos clientes.

Linkedin:

nessa rede é possível encontrar profissionais e empresas de todo o mundo, sendo um dos melhores canais para promover sua organização. Além disso, o Linkedin também possui ferramentas que permitem o anúncio segmentado de produtos e serviços, apresentando mais uma possibilidade para atrair novos clientes.

Youtube:

O Youtube não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing digital pois é uma excelente ferramenta para prospectar clientes através de anúncios. Além disso, ele oferece uma ótima oportunidade para divulgar conteúdo audiovisual e expor seus serviços e produtos de forma diferenciada.

Instagram:

O Instagram também permite o patrocínio de postagens, sendo uma ferramenta essencial para a divulgação de produtos e serviços. Seu público, apesar de menor, é mais engajado e ativo do que o público do Facebook, o que acaba promovendo mais interação com o seu conteúdo.

É importante observar que apesar de muitas redes proporcionarem ferramentas semelhantes para as empresas, na maioria das vezes os seus usuários possuem objetivos diferentes. Um usuário do Linkedin, por exemplo, muito provavelmente não pretende consumir conteúdo, como os usuários do Youtube. Isso significa que os usuários de diferentes redes sociais têm perfis variados e buscam encontrar um tipo específico de conteúdo ao acessarem as plataformas.

Por isso, é muito importante que você produza conteúdo diferenciado e adote um tom específico para se dirigir ao seu público em cada uma das redes, afinal, agir e produzir conteúdo estrategicamente é fundamental para obter bons resultados com as mídias sociais!

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