fbpx

Papelaria Corporativa: 4 Itens Indispensáveis

Tempo de leitura: 5 minutos.

A determinação de uma identidade visual para a sua empresa é imprescindível para que você consiga bons negócios, já que é ela quem irá te ajudar a se comunicar com as pessoas e construir a boa imagem da sua empresa. Por isso, é importante que esse visual seja atrativo e alinhado com o seu negócio.

É necessário que você tenha em mente que a identidade visual da sua empresa não se trata apenas de um logotipo. Apesar de ser sim importante, apenas o logo não pode ser chamado de “identidade”, pois esse conceito envolve uma infinidade de outras coisas! Fontes padronizadas, uma palheta de cores condizente, tom da linguagem utilizada e até mesmo o uniforme de funcionários são pontos importantes da identidade visual que precisam ser considerados para que sua empresa transmita a imagem desejada. E é justamente por isso que a papelaria corporativa precisa de atenção.

Mas o que é papelaria corporativa?

A papelaria corporativa trata-se de um conjunto de peças de papelaria que representam, por meio da sua identidade visual, uma marca. Tais peças são normalmente usadas dentro do ambiente empresarial e organizacional no dia a dia de uma empresa, seja na comunicação com o consumidor, clientes ou parceiros de negócios. Como o objetivo final é consolidar a marca e identidade visual da sua empresa, a papelaria corporativa precisa de atenção.

O que faz parte da papelaria?

Essa pergunta é um pouco complicada de ser respondida com completa certeza. Isso acontece porque as peças da papelaria devem variar de acordo com a necessidade de cada empresa, então, é necessário que você faça uma avaliação e decida, de acordo com o seu negócio, quais peças são indispensáveis. Apesar disso, alguns itens básicos precisam ser destacados, confira a seguir quais são os 4 itens indispensáveis:

1. Cartão de visita

Essa peça precisa estar presente na papelaria de todas as empresas pois é um item de apresentação. O cartão de visita, além de dever conter o nome do profissional que o porta, precisa também dos dados de contato mais importantes da empresa e do portador, como e-mail e telefone. É essencial que o profissional sempre carregue esse item com ele, não apenas em encontros com cliente específicos, mas também durante o dia a dia, afinal, nunca se sabe quando surgirá uma oportunidade de fazer negócio, certo?

2. Papel timbrado

Essa peça é essencial para a produção de propostas, orçamentos, contratos e até mesmo relatórios, pois além de garantir que você consolide a sua identidade visual, também demonstra o caráter oficial do documento. Ao contrário do que muitos pensam, o papel timbrado deve ser utilizado tanto na versão impressa quanto na digital.

3. Envelope

Com a função principal de proteger os documentos oficiais e quaisquer informações confidenciais que eles possam conter, os envelopes personalizados também ajudam a reforçar a identidade visual da sua empresa, pois durante todo o processo de movimentação e troca do documento ele estará exposto.

 4. Pasta

Além de deixar transparecer uma imagem altamente profissional para possíveis clientes e sócios, a pasta irá proteger os documentos e facilitará transportá-los. Normalmente utilizada em reuniões, a pasta também deve ser personalizada de acordo com a identidade da sua marca.

Além desses itens básicos, é muito importante que você se lembre que, quanto mais peças você incluir a sua identidade visual, melhor será!  E não se esqueça dos brindes como canetas, bloco de notas, chaveiros e cadernos: todos também precisam estar de acordo com o visual da sua marca, afinal, entregar um brinde personalizado para um cliente ou sócio fará com que ele se lembre ainda mais de você, não é mesmo? E quanto melhor for a qualidade desse presente, melhor será a impressão do presenteado sobre a sua empresa! Aproveite essa oportunidade para mostrar o cuidado da sua empresa através da papelaria corporativa.

Para garantir a qualidade das peças da sua papelaria você deve considerar que a criação da arte que irá estampa-las precisa de atenção especial. Além disso, escolher um tipo de papel adequado para cada item também fará toda a diferença para o resultado final. Por isso, tenha cuidado com esses pequenos detalhes para assegurar que os seus itens de papelaria consigam te ajudar a consolidar a marca e a identidade visual da sua empresa!

Acesse o Insights e Tendências para mais conteúdos!
E nos siga nas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn