Os 5 primeiros passos para criar um e-Commerce de sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Está pensando em criar um e-Commerce mas não faz ideia de como começar?

Calma que a gente te ajuda! Afinal, nós da Inside4u sabemos como pode ser difícil começar um novo negócio.

Para te ajudar nessa empreitada, vamos te explicar quais são os tipos de e-commerce existentes e quais são os primeiros passos para que você possa criar a sua própria loja. Confira:

Tipos de e-Commerce:

Como você muito provavelmente já está ciente, não existe apenas um modelo de negócio virtual, pois os e-Commerces podem atender diferentes públicos:

B2B: Business to Business se refere ao tipo de negócio feito de “empresas para empresas”, ou seja, tratam-se de e-Commerces que comercializam produtos para outras empresas.

B2C: São os e-commerces que comercializam produtos ou serviços para o consumidor final, daí o nome Business to Consumer, que significa “de empresas para consumidores”. O modelo B2C representa a maior parte dos e-Commerces.

C2B: Consumer to Business, ou “do consumidor para a empresa”, trata-se justamente da inversão do modelo B2C, ou seja, são os consumidores que comercializam seus serviços para empresas.

C2C: Esse modelo abarca as negociações realizadas entre consumidores, como bem indica a sigla C2C, que significa “Consumer to Consumer” e, em tradução liberal, “do consumidor para o consumidor.

Agora que você já conhece os tipos de e-Commerce, é preciso saber por onde começar a construir sua loja, certo? Então confira a seguir quais são os 5 primeiros passos para criar um e-Commerce de sucesso e comece hoje mesmo a planejar o seu!

e-Commerce: por onde começar?

1. Definir o produto ou serviço a ser vendido

Em primeiro lugar, você precisa definir que tipo de produto ou serviço você irá vender. É preciso que você se lembre que as possibilidades são inúmeras, pois você pode oferecer produtos físicos, digitais e até mesmo serviços. Independente da sua escolha é necessário que você tenha em mente que precisa oferecer um produto ou serviço que tenha qualidade para o consumidor, por isso pesquise bastante antes de fazer negócio com fornecedores e prestadoras de serviço.

2. Escolha a plataforma

Para colocar sua loja no ar é necessário que você tenha uma plataforma. Você pode criar completamente do zero uma plataforma para vendas ou utilizar ferramentas de e-commerce online. A primeira opção exige conhecimentos técnicos em programação, e nesse caso você poderá contar com a ajuda de um profissional. Já a segunda alternativa, exige cuidado na hora de escolher a plataforma, pois você deve escolher uma tenha diversas possibilidades de customização para que você possa criar uma loja de acordo com o perfil desejado.

3. Escolha o modo de pagamento

Dentro da plataforma escolhida você conseguirá alterar as opções de pagamento para o seu produto. Sobre esse ponto, é recomendável que você ofereça o maior número possível de formas de pagamento para facilitar a vida do seu cliente, incluindo cartão de crédito, débito, boleto, depósito em conta e etc. Tenha apenas o cuidado de escolher opções que não prejudiquem o seu lucro.

4. Invista em segurança

Hoje existem muitas ferramentas para garantir a segurança do seu e-commerce e muitas vezes a própria plataforma escolhida poderá fornece-las. Garantir a segurança da sua loja virtual é fundamental para assegurar sua credibilidade com os seus clientes, afinal, ninguém quer sofrer um golpe. Ao menor sinal de fraude o cliente deixará sua loja e é possível que não volte mais a acessa-la.

5. Preocupe-se com a logística

A preocupação com a parte logística também é um dos fatores essenciais para o sucesso e bom funcionamento de um e-commerce, pois a mercadoria deve chegar em bom estado até o consumidor. Muitos são os fatores que devem ser considerados sobre esse setor, como por exemplo, a alta demanda de entregas em datas comemorativas e as limitações de regiões de entrega, afinal, dependendo da localização da sua operação, pode não valer a pena enviar produtos para locais muito distantes.

Agora que você já sabe por onde começar, é importante lembrar que o ideal é ter um passo a passo de como planejar o seu e-Commerce para garantir que a sua loja seja um sucesso. Hoje, existem diversas agências especializadas que poderão te ajudar no processo de construção do seu negócio, como por exemplo, a Inside4u que tem uma vasta experiência trabalhando com os mais variados tipos de empresas. Confira o nosso portfólio e conheça nossos clientes!

Faça parte do nosso time. Envie seu currículo para rh@inside4u.com.br

i4u | Inside4U | Inside Publicidade e Propaganda. 2019. Todos os direitos reservados.