O ROI e os seus benefícios

Tempo de leitura: 4 minutos.

A sigla ROI significa “return on investment”, em tradução literal do inglês, “retorno sobre o investimento”, e trata-se de um indicador que permite identificar, como o próprio nome diz, qual foi o retorno obtido através dos investimentos feitos, ou seja, qual foi o lucro ou o prejuízo gerado pelas aplicações feitas pela empresa, seja em mídia, treinamentos, capital humano ou novas ferramentas.

Com esse cálculo é possível diferenciar os investimentos rentáveis dos não rentáveis e, dessa forma, otimizar a distribuição das verbas da sua empresa para que seus resultados sejam cada vez melhores. Ele irá permitir que você planeje suas próximas ações com base nos resultados obtidos anteriormente, o que significa que será muito mais fácil definir metas realistas e evitar a repetição de antigos erros.

Por que devo medir o ROI?

Utilizando os resultados obtidos através do cálculo do ROI, você poderá direcionar suas ações para o caminho certo, tornando muito mais fácil a tarefa de manter bons resultados.

Para que o ROI seja de fato significativo para o seu negócio, é necessário que você trace os objetivos que pretende alcançar, e isso deve ser feito através de uma análise completa dos processos e custos da sua empresa. Por meio dessa investigação, será possível identificar os pontos fracos e fortes dos processos que atualmente são conduzidos e, dessa forma, será mais fácil criar medidas a fim de melhorar o que precisa de melhorias e otimizar os processos daquilo que já oferece bons resultados.

Assim sendo, o ROI é importantíssimo para definir o sucesso da sua marca e seu uso pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Além disso, o ROI une equipes e permite que os setores, através dos resultados e metas, percebam que todos estão buscando o mesmo objetivo, favorecendo o trabalho em conjunto. O ROI pode ser obtido através do uso de KPIs.

3 benefícios de trabalhar com o ROI

Além da vantagem de mensurar o lucro gerado pelos seus investimentos, a utilização do ROI no planejamento do seu negócio pode gerar diversos outros benefícios. Confira alguns deles:

Garante resultados que duram:

O cálculo do retorno sobre o investimento deve ser acompanhado continuamente para gerar resultados, por isso, é necessário que ele seja feito regularmente. Através do uso do ROI você irá garantir que os seus bons resultados sejam consistentes, pois você estará sempre a par de quais ações estão gerando rendimentos e quais são os problemas que precisam ser corrigidos.

Aumento nos lucros:

Além do corte de gastos, que por si só já gera um considerável aumento nos lucros, com o ROI é possível identificar quais são as ações eficazes para a sua empresa, assim como aquelas que não tem demonstrado resultados positivos. Dessa forma, você pode investir seus recursos em ações que funcionam ao invés de perder dinheiro investindo em métodos ineficazes.

Equipe mais motivada:

Não há como negar que conhecer os frutos do nosso trabalho e entender os efeitos dos nossos esforços é sempre motivador. É justamente dessa forma que o ROI irá te ajudar a motivar sua equipe, afinal, trabalhar em uma empresa que apresenta bons resultados, reconhece a importância do trabalho de cada membro da equipe e que possui objetivos claros é muito bom, certo?

Um time motivado produz mais – e melhor – do que um que não entende a importância e os resultados das suas atividades.

Diante de todas essas informações fica claro o importante papel que o ROI tem para o sucesso do seu negócio, não é? Então comece já a calcular o seu ROI para garantir que as decisões certas sejam tomadas e que você lucre cada vez mais!

Gostou desse artigo? Então compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações! Caso você tenha qualquer dúvida sobre o ROI entre em contato com a equipe Inside4u, estamos prontos para te ajudar!

i4u | Inside4U | Inside Publicidade e Propaganda. 2019. Todos os direitos reservados.