O que fazer para construir uma Apresentação Institucional poderosa | i4u - Agência Inside4u

O que fazer para construir uma Apresentação Institucional poderosa

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter uma boa apresentação institucional é essencial para que você consiga contar para as pessoas qual foi a trajetória da sua empresa, quais diretrizes guiam o seu negócio e as vantagens das soluções que você oferta.

Cada apresentação deve ser construída de acordo com as particularidades da sua companhia, pois aqueles que irão assisti-la devem conseguir entender o que a sua empresa faz e quais são os benefícios que ela oferece. Para que a sua apresentação institucional tenha um impacto positivo, ela precisa ser muito bem construída. A seguir, nós iremos te contar o que você deve e o que você não deve fazer para construir uma apresentação institucional poderosa. Confira:

O que fazer:

  • Apresentar as vantagens

Quanto mais claro e objetivo você for ao falar sobre as vantagens que sua empresa pode proporcionar, melhor. Apresente quais são as soluções, serviços ou produtos que a sua companhia oferece, deixando claro quais são os benefícios comerciais oferecidos. O cliente precisa entender tudo o que está sendo ofertado para ele, quais serão as economias, ganhos de produtividade, eficiência, lucratividade e como suas soluções poderão ajuda-lo a atingir suas metas e objetivos.

  • Levar o cliente em consideração

 É claro que a sua apresentação institucional deve ser construída levando em consideração as particularidades, metas, valores e visões da sua empresa, contudo, ao construi-la, é preciso ter em mente que ela será apresentada para um cliente específico. Sendo assim, você deve incluir, de forma mais acentuada, as características e fatores da sua empresa que serão atrativos para esse público.

Apresente os diferenciais do seu negócio que interessarão o cliente e aproveite para demonstrar como você está preocupado em ajuda-lo. Considerando o seu público, inclua pontos como a metodologia utilizada nos processos que sua empresa realiza, quem são os seus clientes e quais são os seus cases de sucesso.

  • Usar infográficos

Infográficos são ótimos para apresentar dados de forma clara e objetiva, além de serem visualmente atrativos – se feitos corretamente. Eles devem ser elaborados de forma simples e trazer informações que completam as ideias que foram expostas no decorrer da sua apresentação.

Um infográfico bonito irá ajudar a tornar sua apresentação mais completa e facilitará o entendimento das ideias que estão sendo expostas.

  • Apresentar os valores da empresa

Ao apresentar os valores da empresa você deixa claro quais são as diretrizes que guiam o seu negócio e orientam a tomada de decisões. Você apresenta o seu posicionamento para o público, que poderá entender mais sobre a cultura da sua companhia e estabelecer uma relação de identificação com seus direcionamentos.

O que não fazer

Agora que você já sabe o que fazer para criar uma apresentação institucional poderosa, vamos te contar também exatamente o que você NÃO deve fazer, afinal, após tanto trabalho para montar uma boa apresentação, não queremos que ela acabe ficando ruim por conta de um detalhe, certo? Confira:

  • Não usar templates prontos

Evite utilizar templates genéricos e procure ser o mais original possível, afinal, você está criando uma apresentação para a sua empresa, isso significa que a comunicação dos textos e imagens deve estar alinhada com o seu negócio, o que nem sempre será alcançado com templates prontos.

  • Não usar muitos efeitos

Efeitos visuais exagerados em transições de texto como barulhos, sobreposições e efeitos de entrada e saída de texto podem, além de tirar o foco da sua audiência, deixa-la impaciente e irritada.

  • Não usar cores fortes

Procure sempre utilizar cores que facilitem a leitura do conteúdo da sua apresentação. Evite misturar muitos tons diferentes, e lembre-se que cores em excesso podem tirar a atenção dos espectadores, cansar a visão e dificultar o entendimento do conteúdo passado.

  • Não incluir textos enormes

 Um parágrafo curto é o suficiente para um slide. Não inclua textos longos demais na sua apresentação, pois eles farão com que as pessoas tenham dificuldade em ler o que está escrito e podem entediar seu público. Procure trabalhar com tópicos e bullets.

Qual ferramentas usar para construir uma apresentação?

Hoje existem diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a construir uma apresentação bonita e profissional, como o Google Presentations, o Prezi, o Canva e, claro, o Powerpoint, uma ferramenta mágica para vender seu peixe.

Além das citadas acima, existem diversas outras gratuitas e pagas que podem ser utilizadas. Contudo, independente da ferramenta, é preciso que você leve em consideração os pontos apresentados nesse artigo para construir uma apresentação poderosa, pois de nada adianta uma boa ferramenta se não soubermos como redigir um bom conteúdo, certo?

Você gostou do nosso artigo e ele foi útil para você? Então compartilhe o blog Inside4u para que mais pessoas possam ter acesso a todas essas informações!

Faça parte do nosso time. Envie seu currículo para rh@inside4u.com.br

i4u | Inside4U | Inside Publicidade e Propaganda. 2019. Todos os direitos reservados.