O logo de uma empresa pode mudar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Dentre as muitas dúvidas que assolam os empreendedores e administradores, uma das maiores e que gera mais debate é: “o logo de uma empresa pode mudar?”

A resposta para essa pergunta é muito mais simples do que parece, e já te adiantamos que sim. O logo da empresa não só pode como, dependendo do contexto, deve mudar!

A identidade visual e o posicionamento da sua empresa no mercado estão intrinsecamente ligados e, sendo o logo parte importantíssima da sua identidade visual, é necessário dedicar atenção especial para ele, já que se trata da principal imagem da sua empresa, que será utilizada em peças de publicidade on e offline, como cartões de visita, posts para redes sociais, banners e etc.

O receio de promover alguma alteração no logo é justificável, pois pode ser que a mudança não saia exatamente como você imaginou ou que, dependendo da alteração, os clientes não consigam mais reconhecer a sua marca, o que é uma possibilidade caso a alteração não seja feita da forma correta ou não exista um aviso prévio e divulgação para o seus clientes.

Sendo assim, é preciso que você tenha em mente que o logo pode mudar, mas ele não deve ser alterado o tempo todo e muito menos a seu bel-prazer. É necessário um estudo para promover essa mudança com assertividade, a fim de agregar mais valor à sua marca. Lembre-se que o logotipo não deve ser considerado como algo separado do próprio negócio, muito pelo contrário. A escolha de mudar ou não o logo deve ser feita com base em análises objetivas, considerando o mercado que você está inserido e o target que você deseja atingir.

Se você ainda mantém um logotipo antigo, que não representa mais a imagem da sua empresa e que não é apelativo para o seu público alvo, talvez seja hora de considerar uma alteração.

Por que mudar o logotipo da sua empresa?

Diversas empresas, apesar de possuírem muitos anos no mercado, nunca alteraram os seus respectivos logotipos. Nesses casos é preciso considerar que, muitas vezes, o logo que fazia sentido anos atrás, hoje não faz mais. O logo pode ter sido eficaz para transmitir a imagem e valores que, antigamente, você pretendia demonstrar, mas o mercado evolui constantemente, e é preciso que você acompanhe essas mudanças. A noção do que é esteticamente agradável alterou-se nos últimos anos, bem como a forma de se comunicar com o público alvo, e se a sua empresa não acompanhar essas transformações, tanto na forma de fazer negócios quanto na identidade visual, ela pode ficar obsoleta.

Além disso, mudanças nos valores e missão da empresa também podem acarretar a necessidade de algumas alterações no seu logotipo, assim como a variação de target, um novo posicionamento e até mesmo recentes parcerias ou uma fusão. Se você está buscando um novo público-alvo ou pretende expandir seu negócio para novos mercados, repaginar o logo para que ele possa demonstrar esse novo momento da empresa é uma boa opção.

Casos em que o logotipo não foi bem elaborado, seja por questões estéticas ou porque não se comunica com seu target e não é atrativo para ele, também representam um bom motivo para alteração.

Portanto, o momento apropriado para modificar o logotipo depende bastante dos seus objetivos de mercado. Caso você esteja procurando se reposicionar ou demonstrar que sua empresa está se modernizando e passando por mudanças a fim de acompanhar as novas tendências dos consumidores, trocar o logo é uma boa forma de demonstrar isso.

Quando não mudar o logo?

Quando a sua marca já é consolidada no mercado e o trabalho de criação de identidade visual foi bem feito, garantindo que seu logo esteja condizente com os objetivos do seu negócio, não há motivos para mudanças.
Evite mudar o logo puramente por questões estéticas ou porque você está “enjoado” da logomarca atual. A mudança deve ser feita com base em um estudo, sempre considerando a imagem que você quer passar e o público que pretende atingir.

Como mudar meu logo?

Para fazer uma mudança de identidade visual é necessário a ajuda de um profissional com as habilidades necessárias para te auxiliar no processo de criação. Agências e hubs como a Inside4u podem te ajudar nisso. Confira os nossos cases de sucesso e descubra como ajudamos diversos dos nossos clientes na criação de suas respectivas identidades visuais.

Faça parte do nosso time. Envie seu currículo para rh@inside4u.com.br

i4u | Inside4U | Inside Publicidade e Propaganda. 2019. Todos os direitos reservados.