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Comportamento do Consumidor: quais fatores o influenciam?

Tempo de leitura: 6 minutos

O comportamento de consumidor nada mais é do que uma área de estudo que determina quais são os hábitos e influências que incentivam as pessoas a comprar e consumir produtos ou serviços, e quais são os fatores que interferem nesse processo de decisão.

Estudar o comportamento do consumidor é fundamental para que seja possível definir com mais assertividade estratégias que incentivem o público a tomar uma decisão de compra com mais rapidez!

Por que é importante entender o comportamento do consumidor?

Quando você se preocupa em tomar ações que são pautadas em estudos há muito mais chances de que você seja bem-sucedido, e é justamente por isso que conhecer bem o comportamento do consumidor é muito importante! Afinal, se você sabe como as pessoas costumam agir e quais são os fatores que influenciam a sua decisão de compra, será muito mais fácil criar estratégias assertivas para conduzir esse consumidor à decisão de comprar.

Sendo assim, é muito importante que você faça pesquisas sobre o comportamento do consumidor pois, sabendo o que o motiva a comprar, acaba sendo muito mais fácil criar ações para atrai-lo!

Para te ajudar a dar os primeiros passos nessa direção, preparamos uma lista com os 5 maiores fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Para conseguir compreender melhor o comportamento do consumidor, é necessário que você conheça e saiba identificar quais são os fatores que o influenciam a tomar uma decisão, afinal, esses tais fatores são essenciais para que você compreenda como o consumidor age. Confira quais são eles:

1. Faixa etária:

Em cada idade possuímos desejos, interesses e necessidades diferentes. Dificilmente um indivíduo de 25 e um de 45 terão os mesmos objetivos, por exemplo, e isso influencia – e muito! – os hábitos de compra desses potenciais consumidores.
A forma de pensar e agir muda de acordo com o estágio de vida no qual nos encontramos, por isso, conhecer qual é a faixa etária do seu público é fundamental, afinal, as suas estratégias de vendas devem estar alinhadas com a forma que o seu público age e pensa.

2. Ocupação:

Se a ocupação do consumidor é ser estudante, muito provavelmente o seu comportamento será diferente de um indivíduo inserido há anos no mercado de trabalho. Indivíduo este, inclusive, que também terá um comportamento diferente de um estagiário, que terá um comportamento diferente de um proprietário de uma PME, por exemplo.
Como veremos a seguir, a classe social influencia – e muito – o comportamento do consumidor e, por isso, a ocupação bem como o cargo do indivíduo também são importantes para determinar seus hábitos de consumo.

3. Classe social:

Cada classe social – seja A, B ou C -, se comporta de forma diferente quando o assunto é consumo. Dependendo da classe social do cliente, ele estará mais propenso a comprar em promoções ou não, pagar parcelado ou a vista, etc.
Sendo assim, saber qual é a renda mensal dos seus clientes é indispensável por diversos motivos, e um dos mais importantes é a definição do preço dos seus produtos e serviços. Além disso, as promoções e formas de pagamento também deverão ser pautadas através dessa informação.

4. Psicológico:

O fator psicológico é aquele que aumenta a necessidade de um consumidor de adquirir um produto ou serviço. Ele pode ser exemplificado através de alguns elementos:

  • Motivação: o desejo de consumir;
  • Percepção: escolha de consumo através de informações recebidas ou sentimento de necessidade;
  • Conhecimento: escolha de consumo através de experiências anteriores;
  • Crenças e atitudes: escolha de consumo através das opções disponíveis.

5. Cultura:

Esse é um dos elementos que mais influencia os consumidores, afinal, é a cultura que define nossos valores e visões de mundo, sendo assim, questões como religião, nacionalidade e grupo racial influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
Esse fator de influência é tão grande que tem modificado as estratégias e campanhas de marketing. Atualmente, campanhas genéricas não possuem mais força com o público consumidor e, levando em conta os aspectos culturais de seus consumidores, empresas tem utilizado o marketing para representar diferentes nichos culturais com campanhas que representem seu público.
Tendo em vista esses 5 fatores que influenciam o comportamento do consumidor e criando estratégias pautados neles, será muito mais fácil conduzir seus clientes a realizar uma decisão de compra!
Para saber mais sobre comportamento do consumidor e como ele é importante para garantir bons resultados para sua empresa, o ideal é contar com uma agência ou hub criativo que te auxilie de maneira profissional. Um exemplo é a Inside4U! Temos um time totalmente preparado para te ajudar.

 

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