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5 Passos Para Um Storytelling de Sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos.

Storytelling, em tradução livre do inglês, significa “contar histórias” e, de certa forma, ter a capacidade de conta-las de maneira relevante. Por conta disso, o storytelling tem se tornado um importante aliado das empresas que desejam transmitir mensagens e cativar o público. Contar uma boa história sobre a sua marca pode ser a ferramenta que fará com que você se destaque da concorrência.

Mas como fazer um bom Storytelling?

Em primeiro lugar é necessário ter bem definido qual é o objetivo da história que você pretende contar e saber porque é importante que ela seja contada para seu público. Defina os elementos essenciais como a mensagem que deve ser transmitida, os personagens que serão utilizados e qual a linguagem que deverá ser adotada, sempre tendo em mente o target que você deseja atingir.

A partir dessas definições, a mensagem deve ser convertida em uma história com começo, meio e fim, de forma a cativar esse potencial consumidor da marca.

Apesar parecer relativamente simples, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração durante o processo de criação de uma história, para que assim você consiga criar um conteúdo realmente relevante.

Confira a seguir 5 passos para um storytelling de sucesso.

1. Defina a identidade

Para que você consiga contar uma boa história, é imprescindível que a identidade da sua empresa esteja bem definida e, para tanto, é necessário um considerável empenho de marketing.

Primeiramente, é preciso que você identifique quem é seu cliente e qual é o comportamento de compra dele, utilizando o conhecimento adquirido para se relacionar da melhor forma possível com o seu público. Ou seja, você coleta informações sobre o mercado alvo e, através dela, cria uma identidade que irá te ajudar a impulsionar suas vendas.

2. Entenda o seu público-alvo

Como comentamos no passo anterior, conhecer o seu público alvo é essencial pois, dessa forma, você poderá criar uma história com a qual esse público irá se identificar, levando em consideração suas dificuldades e desejos.

O objetivo é fazer com que as pessoas consigam se relacionar com as personagens apresentadas pela sua história e se identificarem com o seu negócio através delas.

3. Inove no Formato

Você pode contar a sua história em vários formatos diferentes: texto, imagem, vídeo, uma coleção de gifs e diversos outros! O importante é que, para escolher qual formato será divulgada sua história, você sempre deve considerar quem deseja atingir, pois cada público tem seus formatos preferidos.

4. Procure ser simples

Para contar uma boa história não é preciso, necessariamente, que ela seja excessivamente elaborada ou longa. Muitas vezes, quanto mais simples melhor! A simplicidade é uma característica que precisa ser valorizada na hora de criar uma história, pois além de facilitar o seu entendimento, esse atributo também irá garantir que ela não seja cansativa para aqueles que estão a acompanhando.

5.Use a emoção

É muito importante que o público consiga se relacionar com a história contada, então o aspecto emocional precisa estar presente. Através de uma conexão feita por valores ou características similares, o storytelling irá comover as pessoas e fará com que elas enxerguem sua marca com um olhar completamente novo, muito mais próximo da sua marca.

As pessoas desejam se sentir conectadas e por meio do compartilhamento de histórias isso é possível.

Seguindo esses 5 pontos destacados temos certeza que você conseguirá criar uma história sensacional para sua marca!

Para saber mais sobre Storrytelling, como ela pode afetar a reputação de sua marca e como as pessoas enxergam a sua empresa, o ideal é contar com uma agência ou hub criativo que te auxilie de maneira profissional. Um exemplo é a Inside4u! Temos um time totalmente preparado para te ajudar.

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