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10 passos para fazer uma boa proposta comercial

Tempo de leitura: 5 minutos.

A Proposta Comercial trata-se de uma declaração que contém a oferta de um determinado produto ou serviço. Destinada a clientes em potencial, a proposta comercial precisa incluir as mais diversas informações sobre o que está sendo ofertado.

Nesse momento você deve estar se perguntado: “mas como fazer essa proposta?”. Calma que a gente te conta! Confira a seguir quais são os 10 passos para fazer uma boa proposta comercial:

1. Formato

Em um primeiro momento é muito importante que você decida qual será o formato da sua proposta comercial. Ela deverá ser feita em formato de documento ou apresentação?

É importante lembrar que, no nosso atual mundo informatizado, o bom e velho papel tem perdido espaço para as mídias que podem ser visualizadas através dos computadores e dispositivos, então é melhor que você siga essa tendência, do contrário correrá o risco de que sua proposta nunca seja sequer lida. Uma apresentação digital pode ser uma boa opção.

2. Defina o objetivo da proposta

Muitas vezes o objetivo da proposta não é, necessariamente, o fechamento de uma venda. É possível elaborar um plano estratégico considerando futuras propostas que você tenha na manga. Contudo, é imprescindível que o objetivo da sua proposta esteja bem definido para que possa produzi-la de acordo com as suas metas.

3. Estude o seu cliente

Para apresentar uma proposta relevante você precisa conhecer bem o negócio do seu cliente e quais são as necessidades dele. Então, é importante que você estude bastante e que inclua na sua apresentação as mais diversas informações sobre o cliente em questão, a fim de demonstrar que a sua empresa se preocupa em prestar um serviço personalizado.

4. Desenvolva a apresentação do produto ou serviço

Mesmo que o cliente já esteja familiarizado com o seu serviço ou produto, você precisa apresentar na proposta exatamente o que você está oferecendo para ele. Deixe claro o que está sendo ofertado e como esse produto ou serviço irá beneficiar a empresa do contratante. Inclua todas as características e particularidades, mas tenha cuidado com o uso de termos muito técnicos, pois é importante que o cliente entenda, de fato, as informações passadas.

5. Apresente um Cronograma de Trabalho

Nós vivemos em uma sociedade imediatista e no mundo dos negócios essa premissa é verdadeira. Isso significa que muitos clientes exigirão resultados imediatos após contratar o seu serviço ou adquirir seu produto, sendo assim, é indispensável que os representantes comerciais deixem claro para o cliente quando cada uma das etapas do serviço prestado será realizada. Portanto, inclua na proposta um cronograma detalhado, explicitando a partir de datas as tarefas que serão cumpridas.

6. Valores

Deixe claro na proposta quais são os valores cobrados pelo serviço e/ou produto ofertado. É interessante também que você crie mais de uma opção de pagamento para atender as preferências de diferentes clientes.

7. Inclua Regras e outras condições

As condições e regras impostas pela sua empresa precisam ser inclusas na proposta comercial. Desta forma, apresente detalhes referentes a juros, cobranças adicionais em caso de serviços extras, cancelamento do serviço e possíveis multas.

8. Defina o escopo da proposta

No escopo você deve apresentar com maiores detalhes quais serão as ações realizadas, a fim de alinhar as expectativas do contratante e também de explicitar para ele tudo o que foi considerado para dimensionar os valores cobrados.

9. Informações sobre a sua empresa

Antes de finalizar a proposta, procure também apresentar informações referentes a sua empresa, descrevendo brevemente sobre o histórico do seu negócio bem como seus sócios e parceiros. Isso irá não apenas deixar claro para o contratante quem ele está contratando, mas também dá maior seriedade e confiança para a sua marca, por essa razão, é importante incluir uma boa apresentação institucional!

10. Faça uma revisão completa

Leia com muita atenção cada parágrafo da proposta que foi redigida a fim de evitar quaisquer erros, sejam gramaticais, nos gráficos e tabelas apresentadas ou nos valores propostos. Não se esqueça: essa proposta será apresentada para seu possível cliente, por isso é importante que ela esteja impecável!

Seguindo essas 10 dicas temos certeza que você irá redigir uma proposta infalível!

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